segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Dilema do Crocodilo

Um crocodilo rouba uma criança. Quando a mãe reclama, o crocodilo faz a seguinte proposta: “devolverei a sua criança se você advinhar corretamente se eu a devolverei ou não”. A mãe responde: “Você não vai devolver a minha criança”. O que o crocodilo deve fazer? Se ele devolver então não pode devolver, pois a mãe errou. Mas, se o crocodilo não devolver então tem que devolver, pois a mãe advinhou corretamente.

4 comentários:

  1. Oi Carol! ^^
    Adorei o blog!
    Vou te seguir!
    =***

    ResponderExcluir
  2. Esses paradoxos são problemáticos.. tem o do rei que quer matar o filósofo, também: enforcado se ele falar uma verdade, na guilhotina se ele falar uma mentira. E o filósofo responde: "Eu estou mentindo agora." :P

    Isso tudo tem a ver com Paradoxo de Russell. Sendo A um conjunto, seria tipo isso:

    A={B | B ∉ B}

    É um conjunto de todos os conjuntos que não pertencem a si próprios. A pergunta que fica é: A ∈ A? Se sim... então, pela definição, ele não pode pertencer a A, porque pertence a si próprio.

    Mas se A ∉ A... então, pela definição de A... A tem que pertencer a A.

    Daí, A∈A <-> A∉A (bicondicional)
    É o mesmo princípio :P logo, não pode existir um conjunto que contenha todos os conjuntos que não pertencem a si próprios.

    ResponderExcluir
  3. Há um problema parecido apresentado no livro "Como chegar ao sim", de Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton.

    Em resumo, a história é a seguinte:

    Antes de iniciar o curso, um aluno de direito fez um acordo com o professor, o acordo dizia que se tal aluno ganhasse seu primeiro caso, pagaria pelo curso feito e, se perdesse, não pagaria pelo curso.

    Terminado o curso, o aluno formado não aceitou nenhum caso.

    Percebendo que o aluno pretendia, dessa forma, não ganhar seu primeiro caso para assim não pagar pelo curso, o professor processou o aluno para que este pagasse pelo curso.

    E aí, o aluno vai pagar ou não pelo curso?

    Se ele ganhar o caso na justiça, não precisa pagar, pois assim foi decidido judicialmente, porém, como ganhou, deve pagar, pois assim dizia o acordo.

    Se ele perder judicialmente, deve pagar, pois assim foi decidido judicialmente, porém, como perdeu, não precisa pagar, pois assim dizia o acordo.

    ResponderExcluir